Se quer ter um animal de estimação, adoptar um cão ou um gato de uma das muitas associações de ajuda animal espalhadas pelo nosso país é a opção mais sensata. Em primeiro lugar, estará a ajudar um animal que precisa; em segundo, é muito mais económico do que comprar um animal. Mas antes de escolher um animal que lhe vai fazer companhia durante anos, deve explorar algumas questões. Quem fica com o seu gato ou cão durante as férias? Consegue pagar um hotel para animais em caso de necessidade?
Quanto tempo poderei passar com o meu animal?
Uma das coisas mais importantes que se deve questionar antes de adoptar um animal de estimação é quanto tempo irá realmente passar com ele. A maioria dos gatos são independentes, mas o mesmo não poderá ser dito acerca dos cães. De qualquer forma, se vai adoptar um animal para ficar fechado sozinho em casa, será que é a melhor decisão a tomar? Está disposto a procurar uma creche para animais?
Quanto custa a alimentação adequada para o meu animal de estimação?
Antes de adoptar o animal, informe-se sobre o tipo de alimentação que precisa. Há animais muito sensíveis que precisam de um tipo de
alimentação específica que só se encontra em alguns veterinários ou num hotel para animais, e isso comportará mais gastos. De qualquer forma, deve ter em consideração que, grosso modo, a melhor alimentação para o seu animal de estimação serão as rações standard e não as de marca branca.
Onde vai ficar o meu gato/cão durante as férias?
Outra coisa que deve ponderar antes de decidir adoptar um gato ou um cão é o que vai acontecer durante as férias. O Verão é a altura do ano em que mais animais são abandonados - precisamente porque os donos não sabem onde os deixar ou o que fazer com eles. É importante considerar se consegue transportar ou viajar com o seu animal, especialmente se gostaria de ter um cão de grande porte. Caso contrário, previna-se e comece a procurar os preços de um hotel para animais na sua zona. Hoje em dia já é comum encontrar alojamentos e hotéis para gatos no Porto e em Lisboa, incluindo a Margem Sul e Setúbal.
Comentários