Será que devo adoptar um animal de estimação?




Se quer ter um animal de estimação, adoptar um cão ou um gato de uma das muitas associações de ajuda animal espalhadas pelo nosso país é a opção mais sensata. Em primeiro lugar, estará a ajudar um animal que precisa; em segundo, é muito mais económico do que comprar um animal. Mas antes de escolher um animal que lhe vai fazer companhia durante anos, deve explorar algumas questões. Quem fica com o seu gato ou cão durante as férias? Consegue pagar um hotel para animais em caso de necessidade?

Quanto tempo poderei passar com o meu animal?

Uma das coisas mais importantes que se deve questionar antes de adoptar um animal de estimação é quanto tempo irá realmente passar com ele. A maioria dos gatos são independentes, mas o mesmo não poderá ser dito acerca dos cães. De qualquer forma, se vai adoptar um animal para ficar fechado sozinho em casa, será que é a melhor decisão a tomar? Está disposto a procurar uma creche para animais?

Quanto custa a alimentação adequada para o meu animal de estimação?

Antes de adoptar o animal, informe-se sobre o tipo de alimentação que precisa. Há animais muito sensíveis que precisam de um tipo de alimentação específica que só se encontra em alguns veterinários ou num hotel para animais, e isso comportará mais gastos. De qualquer forma, deve ter em consideração que, grosso modo, a melhor alimentação para o seu animal de estimação serão as rações standard e não as de marca branca.

Onde vai ficar o meu gato/cão durante as férias?

Outra coisa que deve ponderar antes de decidir adoptar um gato ou um cão é o que vai acontecer durante as férias. O Verão é a altura do ano em que mais animais são abandonados - precisamente porque os donos não sabem onde os deixar ou o que fazer com eles. É importante considerar se consegue transportar ou viajar com o seu animal, especialmente se gostaria de ter um cão de grande porte. Caso contrário, previna-se e comece a procurar os preços de um hotel para animais na sua zona. Hoje em dia já é comum encontrar alojamentos e hotéis para gatos no Porto e em Lisboa, incluindo a Margem Sul e Setúbal.

Comentários

Mensagens populares