Existem hotéis para gatos? Como funcionam?
Algumas pessoas pensam que os hotéis para animais são apenas hotéis para cães. Perguntam-me, “existem hotéis para gatos?” “E como funcionam?” “Os gatos ficam junto com os cães?”. Bem, vamos por partes! A primeira coisa que precisamos de esclarecer é que sim, existem hotéis para gatos. Agora, vamos ver como funcionam.
Onde encontrar um hotel para gatos?
Muitas clínicas veterinárias com serviço de hotel aceitam todo o tipo de animais, sejam cães, gatos ou iguanas. No entanto, neste caso os animais costumam ficar em boxes semelhantes às do internamento e nem sempre há separação entre cães e gatos. Como acho que isto é extremamente stressante para os gatinhos, não recomendo.
No entanto, podem procurar especificamente um hotel para gatos. Na maioria dos hotéis para animais há uma ala para os cães e outra ala para os gatos. Neste caso os gatos ouvem menos o barulho dos outros animais e cada um tem a sua box individual. Mas o ideal é visitar sempre o espaço antes de deixar o gatinho, para confirmar as condições.
Como são os hotéis para gatos?
Em muitos hotéis para gatos que já vi, o espaço para o gatinho é pequeno. Quase todos aproveitam o espaço em altura, para que o gato possa saltar e arranhar, mas os gatos mais séniores não costumam ser assim tão atléticos. A parte positiva é que, se os quartos estiverem lado a lado, não há confrontos entre os animais.
A maioria dos hotéis para animais também tem tomadas dentro dos quartos, o que significa que os tutores podem levar um bebedouro de água ou um dispensador de comida a que o gatinho já esteja habituado. Além disso, também podem levar roupas, mantas, brinquedos e até a caixinha de areia, para que o gatinho sinta menos o contraste.
Em quase todos os hotéis para gatos que visitei, as boxes são compartimentos interiores. Quando deixámos a nossa gatinha num hotel para animais, paguei extra para ter um quarto com janela. Apesar de ter sido mais caro, achei que compensou porque os gatos gostam sempre de estar a apanhar Sol à janela!
Como funcionam os hotéis para gatos?
Antes de deixar o seu gato num hotel para gatos, tem de cumprir determinados requisitos. Qualquer hotel consciencioso pede para apresentar o boletim de vacinas e, apesar de não haver vacinas obrigatórias para gatos, exigem a vacina trivalente. Além disso, o gatinho também deve estar desparasitado interna e externamente.
Se um hotel não tiver esses cuidados, desconfiem. É muito importante garantir que todos os gatos sejam imunizados e desparasitados para evitar o contágio de vírus, parasitas e bactérias dentro do hotel. Quando deixei a minha gata num hotel, confirmaram toda a informação do chip, bem como o boletim de vacinas.
Um hotel para gatos é preferível a um pet sitter para gatos?
Agora vamos à grande questão. É melhor deixar o gato num hotel para gatos ou contratar um pet sitter? No que diz respeito ao preço do hotel para gatos, acredito que o pet sitter compense (se estivermos a falar apenas de uma visita diária). Além disso, muitos hotéis cobram mais aos finais de semana e feriados, que é precisamente quando viajamos mais!
Relativamente aos updates durante a estadia, devem perguntar sempre ao hotel para gatos como funciona. Alguns hotéis só oferecem feedback por telefone, enquanto outros também enviam fotos e vídeos por whatsapp. No entanto, na minha experiência, ninguém dá tantos updates, e de forma tão consistente, como um pet sitter.
Ainda assim, como digo sempre, tudo depende da situação e da personalidade do vosso gato. Pessoalmente, acho que o hotel para gatos continua a ser uma opção interessante para:
gatos que precisem de medicação várias vezes por dia;
gatos que precisem de maior vigilância para controlar a comida;
gatos com problemas de saúde que podem precisar de atenção veterinária;
durante a mudança de casa ou durante obras de remodelação, já que o gatinho também irá estranhar qualquer tipo de mudança no seu ambiente, e pode até assustar-se com aparafusadoras e outras máquinas que sejam utilizadas.
Comentários