Alimentação Natural para Gatos e Comida Caseira

Estamos tão habituados a dar ração aos nosso gatos que nem sempre pensamos no que comeriam se estivessem no seu habitat natural. Afinal, a ração é tão prática: poupa-nos tempo, energia e é o que permite alimentar dezenas de gatos num só hotel ou numa só creche para animais. Mas quem se dedica a investigar o tema garante que o mais saudável para os gatos é a “alimentação natural”.



Já antes falámos do tipo de alimentação mais saudável para o seu gato, e chegámos à conclusão que as rações mais baratas, e inclusivamente as standard que usam as creches para animais, são ricas em milho e soja. Estes cereais são difíceis de digerir e causam as “famosas” fezes mal cheirosas dos gatos.

A alternativa, sugerem os especialistas, é preparar comida caseira que tente replicar a alimentação natural dos gatos. Não, não estamos a falar de alimentação vegetariana ou vegan: os gatos são carnívoros obrigatórios. Caso não comam carne, perdem a sua única fonte de taurina, um ácido essencial, e acabam por morrer.



De acordo com os veterinários, a alimentação natural para gatos seria algo do género:

  • 65% de carne desossada (partida em partes pequeninas ou picada);
  • 10% de carne de coração, pois é a única carne à venda cujo sangue não é drenado (pode ser de qualquer animal, boi, porco, peru, frango, etc.);
  • 10% carne de outras vísceras (pulmão, rim, fígado, etc), que são ricas em ferro;
  • 15% de vegetais e frutas, mas evite a cebola e o alho, que são tóxicos para os gatos. A batata e, curiosamente, a soja e o milho, também estão proibidos. Na fruta, evite as uvas.

O peixe não faz parte da alimentação natural do gato: afinal, como é que os gatos iam caçar peixes? Nem nas creches para animais mais sofisticadas têm aulas de pesca! O que acontece é que o peixe é altamente viciante para os peixes, embora seja pouco nutritivo: ou seja, é uma espécie de goma ou guloseima! Se quiser presentear o seu gato, prefira o arenque, a sardinha ou a cavala do mar.

Fazer comida caseira para o seu gato exige tempo e paciência, e até agora ainda não descobri nenhum hotel ou creche para animais que tenha este serviço para “take away”. Mas vale a pena, especialmente se quiser eliminar todas as toxinas da alimentação do seu gato.

Comentários

Mensagens populares