Cuidados de animais no Natal: atenção aos gatos!



Os gatos são animais naturalmente brincalhões e curiosos. Mas quando há estranhos no seu território, como acontece durante as festas de Natal, têm comportamentos imprevisíveis. Por isso, o melhor é mesmo jogar pelo seguro e prestar atenção aos nossos felinos. Deixamos aqui uma série de cuidados para animais que deve ter durante a quadra Natalícia - e já sabe, se acha que os seus felinos não vão estar confortáveis em casa, o melhor é procurar um hotel e creche para animais.

As fitas e os fios dos presentes.

Os gatos adoram brincar com as fitas e os fios que vêm com os embrulhos. O único problema é que estas fitas são feitas de material cortante e, se por acaso o seu gato as engolir, pode romper os órgãos internos. Se o seu gato engolir uma fita, leve-o de imediato ao veterinário, pois trata-se de uma urgência médica!

Cuidado com as luzes e com as velas.

“A curiosidade matou o gato”, e talvez haja um pingo de verdade nisto. É perfeitamente normal que o seu gato queira explorar as luzes de natal e pode até acabar por morder os fios ou por meter a pata onde não deve. Se gosta de acender velas, tenha cuidado para que o seu gato não as derrube - mesmo que não seja este o seu comportamento habitual, lembre-se que o comportamento dos felinos muda quando há alterações no seu habitat.

Plantas de Natal.

Se não prescinde das plantas de Natal ou se o anfitrião da ceia tem a sala decorada com as plantas verdes e vermelhas tão típicas da época, aí tem mesmo que deixar o seu gato num hotel ou creche para animais. As bolinhas vermelhas do azevinho são venenosas e a “planta do Natal”, a Poinsétia, é tóxica para os gatos. A única forma de garantir que o seu gato não as ingere é deixá-lo num compartimento sossegado ou numa creche para animais, bem longe de plantas!

A árvore de Natal não é inofensiva.

As folhas dos pinheiros e dos abetos, as árvores de Natal mais comuns, costumam ser pontiagudas. Embora não sejam tóxicas (ao contrário das plantas que já mencionámos acima) por si só, as folhas pontiagudas podem perfurar o intestino dos animais (tal como as fitas de embrulho). Quer escolha uma árvore natural quer opte por uma artificial, certifique-se que não constitui um perigo para o seu gato.

Comentários

Mensagens populares