Cuidados Semanais que deve ter com o seu Gato

A ideia de que os gatos são auto suficientes e independentes faz com que nem sempre lhes prestemos os cuidados devidos. No entanto, há pequenos cuidados de saúde e de higiene que devemos ter regularmente com os nossos gatos. Se não se sente capaz de ter estes cuidados, experimente procurar ajuda numa creche para animais ou num hotel para animais onde ofereçam estes serviços.


Escovar o pelo do seu gato.

Os gatos são animais super limpos, o que signifca que acabam por engolir imenso do seu próprio pêlo. Por sua vez, isso faz com que se engasguem e vomitem bolas de pêlo. Uma das formas de o evitar é dar um pouco de malte ao seu gato; a outra é escová-lo bem pelo menos uma vez por semana.

Os gatos de pêlo longo devem ser escovados com mais frequência: aliás, pode até ser conveniente cortar algum pêlo durante o Verão. No caso de querer “tosquiar” o seu gato ou lavar o pêlo, leve-o a uma loja de “pet grooming” ou a uma creche para animais que se especialize neste tipo de cuidados.


Como limpar as orelhas do gato?

Limpar as orelhas dos gatos é um dos cuidados de que muitos donos se esquecem. No entanto, os gatos acumulam bastante cerúmen e têm dificuldade em limpar as orelhas de forma natural. Claro que nem todos os gatos acumulam a mesma quantidade de cerúmen, mas os gatos séniores devem ser limpos todos os dias. O grande problema da maioria dos donos é mesmo saber como limpar as orelhas do gato.

Nos hotéis e creches para animais, as auxiliares utilizam água ou soro fisiológico. O líquido vai fazer com que o cerúmen saia mais facilmente, e portanto não magoa tanto o seu gato. Depois de deitar o soro, massaje suavemente a orelha do gato, pressionando um lado contra o outro. Finalmente, limpe com papel higiénico ou com um lenço de papel.


Como cortar as unhas do gato?

Os gatos adoram as suas unhas, pois são as suas armas de defesa. Mas os gatos domésticos não exercitam as suas unhas o suficiente, o que acaba por deixá-los presos sem querer. Muitas vezes, os gatos pretendem-se na nossa roupa, em fios soltos ou até nos seus próprios brinquedos.

Por isso, muitas creches para animais e lojas veterinárias disponibilizam serviços de corte de unhas. No caso de o seu gato ser especialmente avesso a cortar as unhas, pode cortar apenas de 3 em 3 semanas; sempre com a ajuda de outra pessoa que o segure. Quanto menos o seu gato se mover, mais fácil se torna todo o processo.

Comentários

Mensagens populares