Alimentação saudável para animais: qual é a melhor ração?



Qual é a melhor ração para animais? Como posso garantir que o meu gato tem uma alimentação saudável? Estas são perguntas que tanto os novos adoptantes como os ‘gateiros’ mais experientes nos colocam. A solução ideal seria preparar comida caseira para os nossos animais - é a única forma de saber exactamente o que está a comer. Mas como é quase impossível arranjar tempo para cozinhar, temos que seguir o método das creches para animais e saber escolher a ração mais saudável.

Ração de marca branca

A ração de marca branca é a mais barata porque usa substratos pobres em matéria animal. Geralmente, são feitas à base de soja e milho, que são baratos e produzidos em altas quantidades. A grande questão é que os cães e os gatos não têm facilidade em digerir estas leguminosas. A primeira consequência da má absorção da ração é ter que comer demasiado para saciar a fome. A segunda é causar fezes malcheirosas. Por isso, evite ração à base de soja e milho!

Ração ‘standard’.

A ração standard é a que encontramos à venda na maioria dos supermercados e das lojas para animais. Costuma ser superior à ração de marca branca, pois contém farinha de carne e ossos, glúten de milho e gordura animal. Para ter a certeza que está a comprar a ração com a melhor qualidade/preço, compare os ingredientes de cada ração e escolha a que tiver uma maior percentagem de carne. Não se esqueça que os gatos são carnívoros obrigatórios!

Ração ‘premium’.

Vende-se nas lojas para animais e nos veterinários. É consideravelmente mais cara, mas muitas vezes contém mesmo carne de frango, peru ou ovelha. Como se aproxima mais da alimentação natural dos gatos e dos cães, é uma alimentação mais saudável para animais. Os patudos sentem-se saciados rapidamente, comem menos e digerem-na melhor. Quando uma grande percentagem da ração é absorvida, o volume de fezes diminui.

Por serem consideradas uma alimentação saudável para animais, as rações tipo standard ou premium são as que esperamos encontrar num hotel e creche para animais. No entanto, quando estiver à procura de um, pergunte sempre qual é a ração que o alojamento disponibiliza. Se não ficar contente com a qualidade, leve a ração que dá habitualmente aos seus animais. Aliás, levar a sua própria ração para a creche de animais é uma forma de reduzir o preço.

Comentários

Mensagens populares