Como cuidar do pêlo do seu gato



O pêlo do seu gato é um espelho da sua saúde: isto é unânime para os treinadores de animais que trabalham em hotéis para animais. Quando um gato está doente, deixa de lavar-se e isso reflecte-se no pêlo, que fica mais baço. Depois, existem numerosos problemas dermatológicos que também influenciam o aspecto do seu gato. Mas independentemente destes factores, há um conjunto de cuidados que pode ter com o seu gato para que tenha sempre um pêlo saudável e brilhante!

Tenha sempre água limpa e fresca.


Consumir água é fulcral para melhorar o pêlo do seu gato. Lembre-se que os gatos gostam da água cristalina e impecavelmente limpa. Se tiver pêlos ou insectos a navegar, já não vai querer beber. No caso do seu gato beber pouca água, tente habituá-lo a beber enquanto lhe faz festas ou brinca com ele; isso é um reforço positivo. Outra estratégia é dar comida húmida de vez em quando. Apesar da maioria dos hotéis para animais em Portugal preferir a alimentação seca, a húmida tem uma maior percentagem de água.

Escove o seu gato todas as semanas.


É muito importante escovar o seu gato todas as semanas. Mesmo que o gato se lave todos os dias, a escova retira muito do pêlo velho (especialmente nas épocas do ano em que perde mais pêlo). Aliás, ao escovar o seu gato também ajuda a que não se formem bolas de pêlo que, invariavelmente, fazem com que se engasgue. A escovagem é tão importante que este serviço costuma estar incluído no preço de um hotel para animais.

Banhos e tosquias.


Como já dissemos, os felinos são animais muito higiénicos que se lavam diariamente. Por isso, muitas vezes dispensam os banhos e as tosquias mesmo se não soubermos como cuidar do pêlo dos gatos. Mas alguns animais de raças de pêlo longo podem precisar de uma ajuda extra - isto porque as raças de pêlo longo se desenvolveram em países frios, e não estão propriamente adaptadas ao nosso clima.

Se tem um gato com muito pêlo, é recomendável que tente tosquiá-lo no Verão. Da mesma forma, o pêlo longo pode exigir outros cuidados, como lavagens com produtos próprios (seguros para os animais, ao contrário dos shampoos humanos) ou amaciadores. Geralmente, consegue encontrar estes serviços em lojas de especialidade ou num hotel para animais em Portugal, conforme descreve este artigo sobre alojamentos para animais.

Comentários

Mensagens populares