Como limpar a areia do meu gato?




Basta mostrar ao seu gato onde fica a caixa de areia para que saiba onde fazer as suas necessidades. Mas como limpar a areia dos gatos?


1. Limpe a caixa todos os dias


Os gatos não gostam de sujidade! Limpe a caixa todos os dias (por exemplo, ao início do dia ou depois de jantar, o importante é estabelecer uma rotina). Não precisa de trocar a areia, evidentemente, basta retirar a parte suja com a ajuda de uma pá.


2. Escolha bem a caixa de areia


Também é importante que a caixa seja grande o suficiente para o gato caber bem, porque os gatos gostam de ter mais espaço e mais areia do que o necessário. Além disso, há algumas caixas de areia com peneira, em que pode peneirar a sujidade. Geralmente, estas caixas são um pouco mais dispendiosas.


3. Escolha o tipo de areia


Nem toda a areia é igual. A areia normal é a mais difícil de limpar, já que liberta mais pó. Existe depois uma areia aglomerante, em que a areia com urina se ‘aglomera’ e é mais fácil de retirar. Finalmente, temos a sílica, que não liberta pó para o ar e que costuma durar mais tempo do que as outras duas hipóteses.


4. Limpe a caixa de areia pelo menos uma vez por semana


Limpe a caixa de areia pelo menos uma vez por semana. Tanto pode limpar com toalhitas de limpeza como com detergente (tenha o cuidado de utilizar um detergente que não seja tóxico) e depois volte a encher de areia. É mais fácil manter a caixa limpa com uma limpeza regular!
 
Mas, enquanto os gatos são asseados e vão à caixinha de areia, os cães nem sempre sabem onde fazer as necessidades. Se quer evitar que o seu cão faça chichi onde não deve, procure um treinador de cães em Lisboa e um treinador de cães no Porto.

Comentários

Mensagens populares