Com que regularidade devemos fazer tratamento às pulgas?



As pulgas estão entre as pragas mais comuns que afectam os cães e os gatos. Portanto, se tem um animal de estimação, de certeza que já apanhou mais do que um susto e que já colocou anti-pulgas no pescoço do seu companheiro. Mas com que frequência deve fazer o tratamento às pulgas?


A primeira coisa que precisa de saber é que as pulgas existem durante todo o ano. Embora sejam mais comuns nas estações quentes, o seu animal pode apanhar pulgas em qualquer altura, especialmente se sair de casa ou conviver com outros animais. A prevenção é o melhor remédio! Por isso, fale com o seu veterinário sobre os tratamento antiparasitários. Procure aqui veterinários no Porto e veterinários em Lisboa.


A maioria dos anti-pulgas confere protecção durante 12 semanas (aproximadamente 3 meses), pelo que deve fazer o tratamento quatro vezes por ano. Muitos veterinários recomendam ir variando o anti-pulgas para que não ganhem resistência aos diferentes venenos. É recomendável fazer a desparasitação interna na mesma altura.


Se o seu animal tem pulgas, a maioria dos remédios tem efeito nas 12-24 horas seguintes. No entanto, devido ao ciclo de vida das pulgas (apenas 5% das pulgas são adultas, as restantes estarão em forma de pupa em lençóis, tapetes e outros pontos da cada), é recomendável fazer uma limpeza profunda.


Aspire todos os dias (e depois deite fora o saco do aspirador), faça uma limpeza profunda aos tapetes, lave a came dos animais a 80ºC e fique muito atento nos dias seguintes. Inspeccione o seu animal de estimação e, se suspeitar que ainda tem pulgas, dê uma dose de reforço.


Se o seu cão ou gato fizerem alguma reacção adversa ao tratamento, ou se o problema persistir, fale com o seu veterinário.


Comentários

Mensagens populares