Como saber se o seu gato está desidratado?





A desidratação pode ter consequências graves se não for corrigida a tempo. Por isso, aprenda a detectar os primeiros sinais de desidratação!

Situações a que deve ficar atento


Há situações em que o seu gato pode ficar desidratado com facilidade. Deve verificar que o seu gato está desidratado ou chamar um veterinário ao domicílio se:

  • o seu gato ficou sem acesso à água (por ter ficado fechado num compartimento sem água ou ter feito uma viagem longa sem água, por exemplo);
  • exposição prolongada ao Sol, especialmente se anda à vontade pelo quintal ou jardim;
  • tem vómitos e diarreia persistentes, que levam à perda de água.

Como saber se o gato está desidratado


Teste a elasticidade da pele

Este é o teste mais fácil para perceber se o seu gato está desidratado. Belisque a pele do gato e, se demorar a voltar à sua forma original, é porque a pele tem pouca elasticidade – um sinal de desidratação. Como nos gatos séniores é mais difícil fazer este teste, deve puxar um pouco de pele na parte de trás da cabeça para perceber se está desidratado.


Gengivas secas

Os gatos desidratados ficam com as gengivas secas. Abra a boca do seu gatinho e veja como estão as gengivas: se estiverem viscosas mas com cor, está na primeira fase de desidratação. Se estiverem totalmente secas, então está com um desidratação severa.


Aumento do ritmo cardíaco

Outro sinal de que o gato está desidratado é o aumento do ritmo cardíaco e a descida da temperatura. Atenção que, por vezes, o ritmo cardíaco aumenta quando o gatinho está nervoso. Por isso, é importante ver o ritmo cardíaco enquanto o gato está tranquilo, num ambiente sem sobressaltos. Quanto à temperatura, tente perceber se as almofadas das patinhas estão frias ou à temperatura normal.


Falta de lubrificação e brilho nos olhos

Os gatos saudáveis e hidratados têm olhos brilhantes. Se os gatos têm falta de lubrificação ocular, o mais provável é que esteja desidratado.


Perda de apetite

Outro sinal de que o gato está desidratado é a perda de apetite. Quando os gatos estão doentes, deixam de comer e beber.
 
Se nota sinais de desidratação, procure um veterinário no porto ou veterinário em lisboa
perto de si ou tente socorrer o seu gato com soro caseiro e bebidas energéticas para animais.

Comentários

Mensagens populares