Como evitar a queda de gatos nas janelas?




Os gatos são animais conhecidos pela sua curiosidade. Embora passem muito tempo a dormir, nas horas de maior actividade gostam de explorar o ambiente… e isso significa ir para cima dos armários da cozinha, para os cantos do guarda-roupa e para os parapeitos das janelas. Quem tem gatos mais reguilas, sobretudo jovens, tem de ter cuidado para evitar a queda de gatos nas janelas!


Para os gatos, as janelas são alvo de intensa curiosidade. Há muitos gatos que gostam de ficar horas à janela, a observar o que se passa no exterior, a ouvir os barulhos e até a perseguir pássaros com o olhar. Quando a janela está fechada, até é gracioso vê-los a bater com a patinha no vidro, a pensar que finalmente conseguiram caçar um insecto ou uma pomba. O problema, claro, é quando a janela está aberta.


Não é raro ouvirmos histórias de gatos que caíram da janela e ficaram feridos, sobretudo em apartamentos altos. Mas qual é a alternativa, se precisamos de abrir as janelas para arejar a casa? Pois bem, já há algumas alternativas para ter janelas abertas “à prova de gatos”.


A mais conhecida são as redes para janelas. Um exemplo são as redes da Becas Cat Protect, que são fabricadas à medida da sua janela. Os buracos entre a rede continuam a deixar passar o ar e a saciar a curiosidade do gato, mas não permitem que caia. Pode tirar a ideia e até fabricar uma rede DIY para sua casa, só precisa mesmo de ter em atenção que são de um material que o gato não consegue roer e arranhar.

Se pesquisar em Inglês, pode encontrar coisas semelhantes em sites como a Amazon. Basta procurar “window protection for cats” ou “window screen for cats” ou “adjustable net/ mesh for windows”. Para as varandas, precisa de procurar redes para gatos de maior dimensão. E, se vive num condomínio, não se preocupe: estas alterações nas varandas dificilmente se notam por fora, pelo que não afectam o aspecto da fachada. Procure um hotel para animais no porto  ou hotel para animais em lisboa com antecedência!

Comentários

Mensagens populares