Porque é que o meu gato rejeita a comida?



Se o seu gato rejeita a comida, pode haver vários motivos por detrás desse comportamento. Descubra os principais motivos pelos quais o seu gato rejeita a comida!

Simplesmente não gosta da comida que lhe está a servir

Os gatos são animais peculiares e alguns felinos têm um palato requintado. Antes de dar tudo por perdido, experimente outro tipo de ração. Experimente a ração seca, a húmida, diferentes sabores (carne/ peixe) e até mesmo rações caseiras. Se mesmo assim o seu gato rejeitar todas as rações, comece a analisar as possíveis causas.

Experimente diferentes recipientes para comer

E se o problema for a gamela que usa para alimentar o seu gato? Alguns gatos não gostam de taças e preferem pratos, outros preferem recipientes elevados, outros não gostam de taças de metal, outros não gostam das taças de cerâmica. Descubra as preferências do seu gato por tentativa e erro e lembre-se de manter a comida afastada da caixinha.

Está a competir com outros animais em casa

Os animais são defensivos com a sua comida: é uma questão evolutiva. Por isso é que, muitas vezes, os gatos não são capazes de comer em frente a pessoas (incluindo os donos) e bufam a outros animais enquanto comem. Se tem mais do que um animal em casa, tente melhorar a convivência – experimente ter comedouros em sítios diferentes casa, com uma taça para cada patudo, e perceber se há competição entre eles.

Houve uma alteração do tempo? Temperaturas altas

Se houve alguma alteração do tempo, esta pode ser uma justificação para o seu gato deixar de comer. Muitos gatos perdem o apetite com as temperaturas altas e deixam de comer e de beber água. Portanto, se houve alguma mudança no ambiente que lhe possa causar stress, a causa pode estar aí.

Bolas de pêlo

Finalmente, outro motivo para o seu gato rejeitar a comida é a presença de bolas de pêlos na garganta. As bolas de pêlo também podem prejudicar o trânsito intestinal, portanto é natural que o gto sinta dificuldade e mau-estar. Procure dar pasta de malta regularmente para evitar a bolas de pêlo e ajudar o seu gato a ganhar apetite.

Procure um  veterinário no porto ou veterinário em lisboa  e faça uma consulta com o seu patudo! 


Comentários

Mensagens populares