Quantas vezes devo lavar o pêlo do meu gato?




Nenhuma. Como deve saber, os gatos fazem a sua própria higiene. Quando lava o seu gato, o mais provável é que o seu patudo estranhe o seu próprio sabor e cheiro! Portanto, com pouquíssimas excepções, não deve lavar o pêlo do seu gato. O que deve fazer é escovar o gato várias vezes por semana, especialmente quando está a trocar de pêlo.


👉 Se vai de férias, procure um serviço de cat sitting em Portugal. O cat sitter vai continuar a escovar o seu gato, a dar-lhe mimos, água fresca e ração.


Além disso, para diminuir a probabilidade do gato se engasgar ou vomitar bolas de pêlo, deve suplementar a dieta do gato com pasta de malte. Alguns gatos adoram a pasta de malte e a pasta de malte e queijo, que se torna uma espécie de snack. Outros detestam a pasta de malte! Nesse caso, deve procurar outros suplementos vitamínicos.


Veja em que situações deve lavar o pêlo do seu gato:

  • O seu gato deixou de se lavar. Os gatos muito idosos ou muito doentes podem deixar de lavar. Nesse caso, pode lavar o seu gato com água morna para desenredar o pêlo e limpar as patinhas.
  • O seu gato andou na rua. Se resgatou um gato na rua, ou se o seu gato fugiu, pode lavar o seu gato com um shampoo próprio para cuidar do pêlo. Depois do banho, coloque um desparasitante!
  • O seu gato está com problema de mobilidade. Se o seu gato foi operado e não tem agilidade para chegar a todo o corpo, o veterinário pode recomendar que lhe dê banho.

Mas lembre-se de falar sempre com o veterinário sobre dar banho ao seu gato e quantas vezes deve dar banho ao gato. Se tem dificuldades em dar banho ao seu gato porque tem um peludinho inquieto, que fica stressado e o arranha, procure um serviço de banhos e tosquias para gatos.

Comentários

Mensagens populares