O meu gato pode apanhar pulgas sem sair de casa?



É assustador, mas o seu gato pode apanhar pulgas mesmo sem sair de casa. Muitos donos pensam que não precisam de fazer a desparasitação dos animais que não saem de casa porque não podem apanhar pulgas, mas é um erro. Deve sempre fazer a desparasitação do seu gato, interna e externa, pelo menos de seis em seis meses.


Mas então, como é que o gato pode apanhar pulgas sem sair de casa? Antes de serem pulgas, as pulgas são “pupas”. As pupas são pequenas lêndeas que podem sobreviver meses sem eclodir, desde que estejam a uma temperatura amena. É por isso que, depois de ter uma praga de pulgas em casa, precisa de continuar a aspirar os tapetes regularmente, trocar os lençóis todas as semanas e manter um olho atento.


Por vezes, podemos trazer pulgas ou pupas para dentro de casa na nossa roupa ou nos nossos sapatos, especialmente se tivermos estado em contacto com um animal parasitado. Pode ter sido um cão que passou por nós, um gato a quem fizemos festas, ou simplesmente azar. Depois de entrarem em nossa casa, as pulgas vão preferir o ambiente mais quente dos nossos cães e gatos, que se tornam o hospedeiro perfeito.


Mesmo sem sair de casa (gatos e humanos), continua a ser possível apanhar pulgas. Como? Nas caixas que vêm das transportadoras. Os armazéns das transportadoras nem sempre estão desinfectados, e as lêndeas sobrevivem durante longos períodos de tempo. Por isso, as caixas que recebe das transportadoras podem trazer… algo mais do que a encomenda.


Por isso, a única maneira de garantir que o seu gato não apanha pulgas é mesmo desparasitá-lo. Mantenha-se sempre atento ao pêlo do animal e, se achar que pode haver pulgas, desparasite-o novamente e ponha todos os têxteis a lavar à temperatura mais alta possível. No caso dos tapetes, o melhor é optar por uma limpeza profissional.

Antes de ir embora… Se está a pensar ir de férias, procure um hotel para cães no Porto ou um hotel para cães em Lisboa para que o seu gato não fique sozinho.

Comentários

Mensagens populares