Dar banho ao gato faz mal?



Embora não seja pelos melhores motivos, todos nós conhecemos a expressão “dar banho ao cão”. Aliás, a higiene dos cães é tão necessária que há diversos salões de beleza canina e hotéis para cães que oferecem serviços de banho e tosquia. Contudo, os gatos são conhecidos por passarem horas a lavar-se e pela sua boa higiene. Então, dar banho aos gatos faz mal?


A resposta é: depende. Geralmente, não é precisa de lavar o seu gato. Quando lava o seu gato, mesmo que use um shampoo apropriado para animais, o mais provável é que o gato não reaja bem à alteração do seu próprio cheiro. Muitos gatos passam horas a lavar-se sozinhos depois do banho. Portanto, em condições normais, não há vantagens em dar banho ao gato. Mas também não faz mal.


Mesmo assim, há algumas situações em que se justificar dar banho ao seu gato. A primeira é se o seu gato deixar de se lavar (por estar doente ou ter uma campânula que o impede, por exemplo). Nesse caso, precisa de lavar o pêlo para evitar problemas dermatológicos. Sempre que possível, use apenas água para remover a sujidade e os nós de pêlo.


Também pode lavar o seu gato depois de uma visita ao veterinário, especialmente agora durante a pandemia de COVID-19. Lave as patinhas cuidadosamente com água morna, para não magoar, e evite que traga vírus e bactérias para casa. Deve fazer o mesmo se o seu gato decidiu ir “dar um passeio” e voltou sujo da rua.


Se o seu gato fica demasiado stressado com a água, experimente lavá-lo com toalhitas próprias. Há alguma toalhitas húmidas em forma de luva que pode usar para lavar o seu gato sem que ele se aperceba. Vai parecer que está a só receber a sua dose diária de festinhas!


Veja aqui mais mitos e verdades sobre dar banho a gatos. Não se esqueça que também pode contar com a Fixando para procurar hotéis para animais de estimação e deixar o seu gato nas férias.

Comentários

Mensagens populares