Posso dar banho ao meu gato? Mitos vs. Verdades


Com as temperaturas a subir, é normal querer aliviar o sofrimento dos nossos animais de estimação e pensar que podemos ajudá-los com um banho refrescante. Mas é mesmo boa ideia dar banho aos gatos?


Nunca devo dar banho ao meu gato.


MITO. É verdade que, ao contrário dos cães, os gatos não precisam de banhos e tosquias com frequência. Não é recomendável fazer tosquias aos gatos, com a possível de excepção de raças com o pêlo muito longo, como gato dos Bosques da Noruega, os Persas ou os Ragdoll. Mas os gatos podem precisar de um banho depois de passarem muito tempo na rua, especialmente agora durante o COVID-19, ou quando há algum “acidente”, como terem pisado algo sujo ou ficarem acidentalmente cheios de pó da areia.


Normalmente, os gatos não precisam de tomar banho.


VERDADE. Isto é verdade. Um gato saudável, mesmo sénior, não precisa de tomar banho. Os gatos lambem-se e acabam por fazer a sua própria lavagem. Por vezes, ao lavar, estamos a mascarar o seu cheiro próprio – e eles acabam por se lamber ainda mais, porque sentem que precisam do seu banho habitual. Portanto, se o seu gato não sai de casa, não precisa de se preocupar. O que os gatos precisam é de cortar as unhas com regularidade, já que os gatos domésticos não as desgastam nos troncos das árvores e podem acabar por se magoar a si próprios ao coçar-se!


Os gatos detestam água.


MITO. Embora alguns gatos fujam da água, muitos gatos gostam de brincar na banheira ou no bidé. Use água morna para que o gatinho não sinta frio e evite a água muito quente para que não se sinta desconfortável nas patinhas. Chame-o com calma, vá fazendo festinhas enquanto lhe dá banho e deixe que relaxe durante o banho. Lembre-se que eles gostam de estar em controle, por isso a única maneira de dar banho ao seu gato é associar o banho a algo positivo, como as festinhas ou uma guloseima. Pode usar só água e evitar o shampoo para que o gatinho não note tanta alteração nos cheiros.


Comentários

Mensagens populares