Como ajudar a adaptação de um gato a uma nova casa ou lugar



Os gatos são animais de rotinas e podem demorar meses a adaptar-se a uma mudança de casa, a outro animal ou até a uma mudança de móveis. No entanto, há algumas coisas que pode fazer para ajudar o seu gato a adaptar-se a uma nova casa!

Leve algumas coisas da sua casa antiga


Os animais apegam-se muito ao cheiro. Por isso, uma das melhores coisas que pode fazer para ajudar o seu gato a adaptar-se a uma nova casa é levar algumas coisas da sua casa antiga, como mantas, almofadas ou brinquedos.

Deixe que os animais se conheçam


Se tem um novo animal em casa, deixe que se conheçam. Deixe que socializem durante períodos curtos de tempo, que se comecem a cheirar com uma porta pelo meio, e vigie sempre os primeiros encontros. Depois, vá trocando mantinhas para se habituem ao cheiro um do outro de forma mais permanente. Aos poucos, deixarão de se estranhar mutuamente!

Use estímulos positivos


Se o seu gato tem um comportamento estranho com outros animais ou com um novo membro da família, por exemplo, pode ser tentador ralhar-lhe. No entanto, esta não é a melhor abordagem! O ideal é que o seu gato associe o novo “estranho” a alguma coisa positiva e, para isso, deve dar-lhe estímulos positivos (festinhas, snacks, etc.)

Enriquecimento ambiental


O objectivo do enriquecimento ambiental é tentar que as condições da sua casa se aproximem o mais possível do habitat natural do gato. Isto ajuda a que se adapte melhor à casa e diminuir a sua ansiedade, especialmente se for um gatinho muito energético. Pode usar árvores para arranhar altas, fontes de água e brinquedos que se mexem para estimular o seu instinto caçador. Veja aqui mais dicas de enriquecimento ambiental para gatos.

Fique atento a sinais de ansiedade


Continua preocupado com o seu gato? Fique atento a sinais de ansiedade, como comer o pêlo da barriga, deixar de se lavar, fazer chichi ou cocó fora da caixa de areia, adoptar comportamentos estranhos ou perda de apetite. Além disso, pode notar apatia ou o completo oposto, demasiada agressividade.

Comentários

Mensagens populares