Porque ronronam o gatos?




Todos sabemos que os gatos são seres ronronantes. Mas porque é que os gatos ronronam? Quando é que ronronam? Fique a perceber um pouco melhor este comportamento de todos os felinos!


Normalmente, acreditamos que os gatos ronronam quando estão felizes. Embora seja verdade, não é a única ocasião em que os gatos ronronam. Os gatos também ronronam quando estão angustiados ou até com medo. É por isso que o seu gato também pode ronronar mesmo quando está doente ou no veterinário. Porquê? Porque os gatos ronronam quando estão calmos ou quanto precisam de se acalmar.


Agora, é interessante perceber porque é que os gatos ronronam. Todos os felinos ronronam, incluindo os leões, os leopardos, os jaguares e os tigres. É difícil imaginar predadores assim a ronronar, certo? Os músculos que produzem este som são os mesmos que movem as cordas vocais, mas não se trata de uma comunicação vocal. Pelo contrário, são contrações musculares quando o gato respira e expira.


Uma vez que o ronronar ajuda a controlar a respiração, ajuda os gatos a reagir à dor, a curar lesões e até a formar músculo. Além disso, o ronrom dos gatos também é capaz de acalmar os humanos. Todos os estudos comprovam que ter gatos diminui o risco de ter um ataque cardíaco, já que diminui a ansiedade e o stress. Se tem problemas de ansiedade, adopte um gato e faça-lhe festas diariamente para se acalmar “por associação”.


Contudo, nem todos os gatos conseguem ronronar. Se o seu gato não ronrona, não é motivo para ir ao veterinário. No entanto, se o seu gato costuma ronronar e deixou de ronronar, procure um veterinário. O seu gato pode estar doente ou extremamente stressado! Outra dica que temos para si é manter o seu gato sempre num ambiente confortável: em vez de viajar com o seu gato, procure um hotel para animais de estimação e um hotel para gatos na Fixando.

Comentários

Mensagens populares