Quais são as vacinas obrigatórias para os gatos?
Talvez fique surpreendido por saber que não há nenhuma vacina obrigatória para os gatos em Portugal. Todas as vacinas que dá ao seu gatinho são opcionais, mas isso não significa que não o deva fazer!
As vacinas têm um papel muito importante para proteger o seu gato de doenças comuns. Portanto, há um conjunto de vacinas básicas que todos os veterinários recomendam para os gatos.
Vacina trivalente.
A primeira dose da vacina trivalente, que protege da panleucopenia, reinotraqueíte e calcivirose, deve ser dada logo aos dois meses. A vacina trivalente precisa de dois reforços às 12 e às 16 semanas.
Vacina contra a leucemia felina (FELV).
A vacina contra a leucemia felina deve ser dada logo aos dois meses e meio. No entanto, se adoptou um gato jovem ou adulto e não tem a certeza se está vacinado, pode dar esta vacina mesmo em adulto.
Se o seu gatinho é FELV +, a vacina não tem qualquer efeito contra a doença e não traz qualquer vantagem. Se tem mais do que um gato e um deles é FELV +, deve vacinar todos os outros o mais depressa possível e evitar contacto directo entre gatinhos até completar a vacinação.
Vacina contra a raiva.
A vacina da raiva é uma das mais importantes que deve dar ao seu gatinho. Mas não é obrigatória. A vacina da antirrábica só é obrigatória para os cães, embora seja aconselhável para felinos também.
Tenha em consideração que a vacina contra a raiva pode ser obrigatória se estiver a planear viajar com o seu gato para o estrangeiro. A maioria dos países exige prova de vacinação antirrábica, assim com um microchip de identificação e registo do animal.
Acabou de adoptar um gatinho e não sabe que cuidados precisa? Consulte um veterinário e este profissional irá aconselhá-lo sobre as vacinas que deve administrar.
Comentários