Como cuidar dos gatos durante o calor



A chegada do calor obriga-nos a ter cuidados especiais com os nossos felinos favoritos. Apesar dos gatos conseguirem suportar temperaturas muito altas – alguns gatos são capazes de sobreviver no deserto – a maioria dos gatos domésticos sofre com o calor. A boa notícia é que, com estes cuidados, pode ajudar o seu gato a entrar o Verão com a pata certa.

Escovar o gato diariamente

A mudança de temperaturas faz com que os gatos percam imenso pêlo. Os gatos com pêlo comprido devem ser escovados diariamente para que o gatinho não se engasgue com bolas de pêlo. Além disso, pode experimentar dar pasta de malte ao seu gatinho para diluir o pêlo. Pode dar meio centímetro por dia a gatos de pêlo de longo (quantidades maiores podem causar diarreia), desde que mantenha a pasta num lugar fresco e longe da luz.

Desparasitação do gato

Outro cuidado que deve ter com os seus gatos durante a mudança de estação é a desparasitação. Leve o seu gato ao veterinário para fazer a desparasitação interna e externa, além de fazer um check-up depois da quarentena (há quanto tempo não leva o seu gato ao veterinário?). No caso dos gatos que têm dificuldades respiratórias, a ida ao veterinário é realmente imprescindível, pois podem precisar de tratamento. Antes da visita, certifique-se que tem uma transportadora adequada.

Refrescar o gatos durante o Verão

É importante que o seu gato tenha sempre acesso a água fresca. O ideal será ter diferentes recipientes de água fresca espalhados pela casa. Troque a água pelo menos uma vez ao dia (nos dias muito quentes, pode trocá-la mais vezes). Se passa o dia fora de casa, deixe a água num local onde nunca fique exposto ao Sol. Finalmente, lembre-se que os gatos sentem calor pelas “almofadinhas” da patas: nos dias mais quentes, humedeça uma toalha e refresque-lhes as patinhas.

Comentários

Mensagens populares