O que fazer quando os gatos estragam o sofá?




Os gatos são animais independentes que se regem pelas suas próprias regras. Chegam-se a nós apenas quando querem, e intrometer-se no seu espaço é um erro fatal. Por isso, também no sofá é difícil contrariar as vontades dos nossos felinos temperamentais. Mas o que fazer quando os gatos estragam o sofá? E como evitar que os gatos arranhem o sofá?

Voltar a estofar o sofá

Se não quer comprar um sofá novo, pode optar por reparar os estofos. Pode mudar o enchimento e também o tecido exterior (de preferência, troque para um que “agarre” pouco pêlo). Voltar a estofar o sofá é mais económico do que estofar um novo, mais ecológico e ainda lhe dá a oportunidade para dar asas ao decorador de interiores que há em si. Se tem cadeiras estofadas, aproveite para estofar o conjunto.

Como evitar que o gato arranhe o sofá

Depois de ter tanto cuidado a estofar de novo o sofá, é importante que o seu gato não o arruine de novo. Mas o que é que pode fazer para evitar que o gato arranhe o sofá? Deixamos aqui algumas dicas:

1. Usar mantas

Se usar mantas para cobrir os sofás, o tecido da manta vai proteger o tecido do sofá. Além disso, as mantas podem ser lavadas facilmente, o que é uma ajuda quando chega a altura da mudança de pêlo.

2. Colocar um arranhador ao lado do sofá

Se há uma parte do sofá que o seu gato gosta especialmente de arranhar, experimente colocar um arranhador mesmo ao lado. Talvez o gatinho aprenda a arranhar apenas o poste em vez do sofá!

3. Álcool e concentrados de limão

Outra forma de evitar que o seu gato arranhe o sofá é usar algumas mezinhas caseiras. Se sentir um cheiro ou um sabor desagradável, o gato não vai arranhar o sofá – tanto o álcool como os centrados de limão podem ter esse efeito.

Comentários

Mensagens populares