Dicas para viajar com gatos


Ao contrário dos cães, que gostam de sair de casa (todos os dias, se possível!), os gatos são animais de hábitos e de rotinas, que detestam ser contrariados e sair do seu ambiente. Por isso, viajar com gatos é um verdadeiro desafio que só os donos mais temerários são capazes de enfrentar. Se desta vez lhe tocou a si, aprenda alguns truques para viajar com gatos!

Escolha bem caixa transportadora


A primeira dica para viajar com gatos é escolher bem a caixa transportadora. Escolha uma caixa que não seja fácil de partir – esqueça as caixas que fecham com uma porta de plástico e prefira as de arame. Se possível escolha uma caixa leve, pois será mais fácil de transportar o gato consigo numa caixa leve, e com vários sítios onde pegar. Lembre-se que o total não deve superar os 8kg.


Aprenda a impermeabilizar


Quer viaje de transporte público quer viaje no seu próprio carro, uma das coisas mais importantes é “impermeabilizar” a caixa e deixar o seu gato confortável. Os gatos são animais limpos e muito higiénicos, portanto assegure-se que o seu gatinho se vai sentir limpo durante a viagem. O ideal é usar um material muito absorvente, como uma fralda, para que não fique directamente em contacto com o chichi durante muito tempo.

Leve objectos familiares consigo


Outro dos truques que pode usar para acalmar o seu gato e deixá-lo confortável e levar um peluche ou uma manta com que costume dormir em casa. O gatinho irá reconhecer o cheiro, o que o deixará mais calmo. No caso de optar por uma manta ou cobertor, use-os para cobrir a transportadora e evitar que o gatinho fique sobreexcitado com os sons e as luzes.

Snacks e calmantes


E, finalmente, outra dica que não pode faltar quando viaja com gatos: tenha sempre à mão alguns snacks para “manipular” o gatinho e compensá-lo pelo stress. Em casos extremos pode até falar com o seu veterinário para receitar um calmante. Assim, o gatinho dormirá durante toda a viagem!


Se vai fazer uma viagem curta e não se justifica passar por toda esta logística, talvez o melhor seja procurar um hotel para animais de estimação ou alguém que faça pet sitting. Assim alguém cuida do gatinho enquanto vai de férias descansado!

Comentários

Mensagens populares