Mitos sobre Gatos



Os gatos sempre estiveram ligados a várias superstições. Mas mesmo agora que já ninguém acredita que gato preto é igual a azar, ainda há mitos que os perseguem. Aqui estão algumas coisas que já deve ter ouvido sobre o seu gato… mas que são totalmente mentira!





Os gatos devem comer peixe.

Ao contrário do que diz o mito, o peixe não é a comida preferida dos gatos. De facto, os gatos são carnívoros obrigatórios - sem a carne, não conseguem absorver taurina, um aminoácido. Então, porque é que os gatos comem peixe? Para os gatos, o peixe é uma guloseima que se pode tornar até viciante. Ou seja, um pouco como o chocolate para os humanos: não é essencial, mas é quase irresistível.


Os gatos têm 7 vidas.

Surpresa, surpresa: os gatos não têm 7 vidas. Nem sequer voam! Na Natureza, o tempo médio de vida de um gato é 5 anos. Em casa, protegidos, vivem entre 15 e 20 anos. Não deixe o seu gato sair de casa, especialmente se vive numa zona com trânsito; feche as janelas ou ponha rede à volta das janelas e varandas para impedir que salte e evite dar-lhe comida com alho e cebola, que são altamente tóxicos.




Os gatos não querem saber dos donos.

Se já teve um gato sabe que isto é um mito! Os cães têm fama de ser fiéis - por contraste, os gatos são “vendidos” que só dão atenção a quem lhes dá comida. Na realidade os gatos são animais de rotinas, habituam-se e criam uma relação diferente com cada membro da sua família humana. Alguns apegam-se tanto aos seus donos que andam sempre atrás deles!




Os gatos só ronronam quando estão felizes. 

Existe um mito de que os gatos só ronronam quando estão realmente felizes. Na verdade, os gatos também podem ronronar quando estão assustados ou quando se sentem sozinhos. Os gatos começam a ronronar durante a amamentação para comunicar com a mãe, mas podem ronronar tanto em quadros de ansiedade como de euforia. Às vezes, um ronrom é só um aviso de que querem comunicar com alguém!

Comentários

Mensagens populares