Vacinação e desparasitação dos Gatos

Existem várias doenças que podem ser fatais para os gatos, mas felizmente a maioria pode ser prevenida com a vacinação. Para serem efectivas, as vacinas devem ser administradas segundo um esquema de vacinação que inclui 3 injecções, nomeadamente às 6-8, 12 e 16 semanas. Deve ser efectuado um reforço vacinal todos os anos, muitas das vezes incentivado pela autarquia local.

Uma pergunta que pode naturalmente surgir em relação às vacinas, é porque é que os gatos necessitam de mais que uma vacina. A primeira imunidade dos gatinhos, e a mais importante durante as primeiras semanas de vida, é a imunidade materna recebida através do leite materno. Durante as primeiras semanas esta imunidade é suficiente, mas a certa altura esta começa a falhar, e o gatinho tem que ser capaz de montar a sua própria imunidade de longa duração. Por isso se usam as vacinas. O problema é que, enquanto os anticorpos maternos estiverem em circulação, as vacinas não são efectivas, pois estes são neutralizantes. Como é difícil prever quando o organismo do gatinho vai estar pronto a responder, são administradas 3 injecções intervaladas de 1 mês, para aumentar a probabilidade de pelo menos 2 delas caírem dentro do intervalo, em que há o declínio dos anticorpos maternos e não se desenvolveu a doença. Além disso, uma vacinação única, mesmo sendo muito efectiva, não consegue estimular devidamente a imunidade de longo termo.

Desparasitação
Os parasitas intestinais são muito comuns nos gatinhos. A fonte de infecção por ascarídeos mais importante em gatinhos é mesmo o leite materno, logo estes podem ser infectados logo à nascença. Recomenda-se assim a desparasitação do seu gatinho a partir das duas semanas de idade. Como o desparasitante só actua nos parasitas adultos, deve ser repetido passadas duas a três semanas após a primeira dose, e depois uma vez por mês até aos seis meses de idade. A partir dos seis meses a desparasitação é feita duas vezes por ano.

Comentários

Mensagens populares