Escovagem e Tosquia

A auto limpeza que o gato pratica, reduz os problemas de pele e pelagem e quando a alimentação é completa e balanceada, o pêlo do gato torna-se ainda mais liso e brilhante.
Quando o pêlo apresenta algum tipo de deterioração, na maioria das vezes é sinal de doença, tanto que o gato quando está doente ou bastante idoso, deixa de se lamber.

Para que possa observar atentamente a saúde do seu gato, recomenda-se uma escovagem regular, sobretudo em gatos de pêlo longo. A escovagem também ajuda a retirar pêlos mortos pois, com o hábito que os gatos têm de se lamberem, ingerem uma quantidade razoável de pêlos e a ingestão excessiva contribui para a formação de bolas de pêlo no estômago. Quando os pêlos embaraçam ou formam tufos é necessário eliminá-los através da tosquia. A escovagem também é importante para combater a presença de parasitas, como pulgas.

Habitue o seu gato a ser escovado desde pequenino senão quando ele crescer pode ser muito complicado escova-lo, ponha o gatinho no seu colo e escove-o, ofereça resistência quando ele tentar fugir mas acalme-o com festas, é sempre complicado forçar um gato a fazer algo que ele odeia, e se ele apreciar a escovagem com o tempo passará a ser um momento especial entre os dois.
Tosquia
Embora não seja tão comum como nos cães, a tosquia dos gatos de pêlo longo muitas vezes é necessária e benéfica, já que o pêlo novo é mais forte. O manto longo e denso, em especial, do persa, não é apropriado para o verão, tornando-se bastante insuportável, podemos assim aliviar-lhes o calor, cortando o pêlo que rapidamente crescerá. Outras vezes a tosquia é consequência indesejada de um pêlo com demasiados nós ou de doenças e pele.
A tosquia é normalmente feita com uma máquina que nem sempre é muito bem recebida pelos gatos, que se assustam com o barulho. Alguns gatos mais agressivos têm que ser anestesiados para poderem ser tosquiados. Um conselho, se o seu gato é assim, não o submeta a anestesias, opte por cortar o pêlo dele com uma tesoura em casa, não fica tão bonito mas é mais saudável do que submete-lo a anestesias desnecessárias e que constituem sempre um risco. A anestesia apenas se justifica num gato agressivo com o pêlo inteiramente emaranhado, o que será uma situação pontual.

Comentários

Mensagens populares