Características Felinas

Os gatos geralmente pesam entre 2,5 e 7 kg; entretanto, alguns exemplares, como o Maine Coon podem exceder os 11,3 kg. Outros chegaram a 23 kg devido à superalimentação.

Há trinta e dois músculos na orelha dos gatos que os permitem ter um tipo de audição direcional, permitindo-os mover cada orelha independentemente da outra. Assim, um gato pode mover o corpo em uma direção, enquanto move as orelhas para outro lado. A maioria dos gatos possui pavilhões auditivos orientados para cima. Diferentemente dos cães, gatos com orelhas dobradiças são extremamente raros. Quando irritados ou assustados, os gatos ajeitam suas orelhas para trás, acompanhando os chiados e resmungos que provocam.

O método de conservação de energia dos gatos compreende dormir, acima da média da maioria dos animais, especialmente à medida em que envelhecem. A duração do período de sono varia entre 12–16 horas, sendo de 13–14 horas a média

O temperamento varia conforme a ninhada e a socialização. Os gatos de pêlo curto tendem a ser mais magros e activos, enquanto que os gatos de pêlo longo tendem a ser mais pesados e menos ativos. No entanto, a maioria dos gatos compartilham um mesmo comportamento: são extremamente curiosos, tanto que existe um dito popular que diz "A curiosidade matou o gato".

Comentários

Mensagens populares