Gatos Obesos: Causas, Consequências e Como Ajudá-los a Perder Peso



Os gatos obesos vivem menos tempo e têm mais doenças do que os gatos magros. Por isso, hoje quero falar das causas da obesidade nos gatos e como ajudar o seu gato a manter o peso ideal!










Quais são as causas da obesidade em gatos?


Na maioria dos casos, os gatos ficam obesos porque comem demais. Nem sempre é fácil controlar bem as porções que servimos a cada gato, especialmente quando há mais do que um gato em casa. Por outro lado, também pode acontecer a ração ser desadequada, já que as necessidades nutricionais dos gatos mudam ao longo da vida. Não pode dar sempre a mesma ração!



Além disso, é preciso referir que as gatas esterilizadas tendem a ganhar peso porque o metabolismo desacelera (isto é, entram numa menopausa forçada). Por isso, embora a castração seja altamente recomendada (veja aqui os preços da esterilização de gatos), é preciso ajustar a alimentação para gatos esterilizados e castrados e ter alguns cuidados depois da esterilização.


Mais à frente, vamos ver como evitar que os gatos ganhem tanto peso.

Que consequências pode ter a obesidade nos gatos?


Tal como os humanos, os gatos obesos têm mais probabilidade de sofrer de vários problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares, artrites, doenças no fígado e problemas respiratórios. Por isso, a sua esperança média de vida é mais baixa. Devido à obesidade, também se podem começar a notar outros problemas, nomeadamente a nível de mobilidade e qualidade de vida.


Como ajudar os gatos obesos a perder peso

Há várias técnicas para ajudar um gato obeso a perder peso. Aqui ficam algumas ideias para controlar o peso dos gatos e evitar as complicações da obesidade:



Deixar de ter um buffet de comida

Muitas pessoas deixam a gamela (tigela) cheia de comida antes de sair de casa, para ter a certeza que os animais estão à vontade durante o dia. No entanto, se está a tentar controlar o peso do seu gato, isto é um erro. O melhor é estabelecer um horário fixo para as refeições, sempre com porções certas (use um copo medidor). Pode, por exemplo, dar uma refeição ao pequeno-almoço, antes de sair para o trabalho, e outra ao fim do dia, à hora do jantar.


Escolha a ração mais adequada

Outra coisa que deve ter em atenção para ajudar o seu gato a perder peso é o tipo de ração. Os gatos esterilizados, por exemplo, precisam de uma ração adequada. Os gatos mais séniores, por serem mais activos, também precisam de uma ração menos calórica do que os gatinhos jovens, Na dúvida, é melhor consultar o seu veterinário e perguntar qual é a melhor ração (e a porção ideal) para o seu gato perder peso. Encontre aqui uma consulta com um veterinário online.



Usar uma gamela para controlar o apetite

Se o seu gato come depressa demais, pode comprar uma gamela para que coma mais devagar. Diminuir a voracidade com que se come vai ajudar a repartir melhor a comida ao longo do dia, de modo a que se mantenha saciado mas continue a perder peso. Pode encontrar estas gamelas para “controlo do apetite” ou “anti-glutão” na maioria das lojas de animais.



Vigiar os gatos enquanto comem

Se tem mais do que um gato em casa, é importante vigiar os gatos enquanto comem as refeições. Caso contrário, o gato mais comilão pode acabar por ir rapar as gamelas dos seus amigos de quatro patas! Apesar de ser quase impossível controlar completamente o que os gatos comem durante todo o dia, até porque podem não terminar tudo de uma vez, estabelecer horários para as refeições e vigiar o que comem é um bom começo.



Tentar que o gato faça mais exercício

Tal como nos humanos, para que o gato perca peso é necessário criar um défice calórico. Por isso, além de controlar a quantidade de comida, também pode tentar que o seu gato se mexa mais do que costume. Pode estimular o seu gato com brincadeiras, nomeadamente aquelas que simulam o seu habitat natural (como caçar, trepar árvores, etc).

Comentários

Mensagens populares