Vacinas para gatos: quais devemos dar?


Sabia que não há nenhuma vacina obrigatória para os gatos em Portugal? A única coisa obrigatória é o microchip para todos os gatos e furões. Além disso, se for viajar com o seu gato, é muito provável que precise da vacina contra a raiva.


No entanto, o facto de não existirem vacinas obrigatórias não significa que não precisa de vacinar o seu gato contra diversas doenças. Consulte sempre com o seu veterinário, mas é recomendável dar as seguintes vacinas:

A primeira vacina: vacina trivalente


A primeira dose da vacina trivalente contra a panleucopenia, a reinotraqueíte e a calcivirose deve ser dada aos dois meses. O primeiro reforço da vacina deve ser dado às 12 semanas (três meses) e às 16 semanas (4 meses). Esta vacina é considerada parte da “vacinação core”, que é recomendada até para gatos indoor (gatos que não saem de casa).

Vacina contra a leucemia felina (FELV)


A vacina contra a leucemia felina pode ser dada logo aos dois meses e meio. Se adoptou um gato jovem ou adulto e não tem a certeza se está vacinado, pode dar esta vacina mesmo em adulto.


Se o seu gato é FELV+, a vacina não terá qualquer efeito. No entanto, deve vacinar todos os outros gatos que tem em casa para evitar o contágio. Procure veterinários no Porto ou veterinários em Lisboa para esclarecer todas as suas dúvidas.

Vacina contra a raiva

A vacina da raiva só é obrigatória para os cães, mas os gatos também podem tomar. A maioria dos países exige um comprovativo da vacina antirrábica, por isso é muito provável que tenha de a dar se quer viajar ou emigrar com o seu gatinho.

Comentários

Mensagens populares