Os gatos sofrem com o calor?



Agora que os termómetros subiram, os nossos gatos esticam-se e rebolam, como se não se soubessem o que fazer com o calor. Mas será que sofrem mesmo com o calor? Como é que podemos ajudar os nossos gatos a lidar com o calor?

Na verdade, os gatos conseguem aguentar temperaturas bastante altas. É uma herança dos seus antepassados: os gatos começaram por se desenvolver nos desertos Africanos. Ainda hoje há gatos-do-deserto, uma espécie de felino próxima dos gatos silvestres e dos gatos domésticos. Não é por acaso que eles procuram sempre os aquecedores no Inverno!

No entanto, a maioria dos gatos não são fãs do calor. Apesar de estarem sempre à procura de um canto ao Sol, quando aquecem demasiado esticam-se e rebolam à procura de um espaço mais fresco. As temperaturas altas e o ar seco dificultam-lhes a respiração, e os gatos com pêlo longo estão realmente mais preparados para aguentar o frio Europeu do que os Verões abafados do Sul. 

O que fazer para ajudar o meu gato a suportar o calor?




Os gatos de pêlo longo mudam de pêlo nesta altura do ano. 

É normal ficarem com o pêlo mais claro e mais curto, o que os ajuda a suportar o calor. O problema é que, ao lavar-se, engolem pêlo que os deixa engasgados. Então, procure dar extracto de malte com regularidade. 

Se tem um gato com problemas respiratórios, procure manter o ar tão húmido quanto possível.

Pode colocar vasos de água em frente aos ventiladores ou usar um humificador de ar (semelhante ao que se usa para os bebés).

Tenha sempre água fresca. 

O gato deve ter sempre acesso a água fresca. Deixe várias tinas de água espalhadas pela casa, de preferência em sítios frescos/ sem luz solar directa para não ficar quente durante o dia.

Ajude o seu gato a ficar à sombra. 

Não deixe o gato fechado todo o dia numa divisão cheia de sol. Tente criar um espaço confortável à sombra, para onde ele se possa mudar quando estiver muito quente. Se notar que as patinhas do seu gato estão muito quentes, refresque-o com uma toalha. 

Comentários

Mensagens populares