Quais as doenças mais comuns nos gatos?



Para saber cuidar dos nossos felinos, precisamos de saber diagnosticar as doenças mais comuns nos gatos. Aprenda a tratar destas doenças e previna-se vacinando o seu felino. 




Leucemia felina. A leucemia é um tipo de cancro causado por um vírus. A leucemia é transmitida por fluídos corporais - por exemplo, durante lutas entre gatos, ao entrar em contacto com saliva de outros gatos por beber da mesma taça ou até a partilhar a mesma caixa de areia. A melhor forma de evitar esta doença é vacinar o seu gato e não o deixar entrar em contacto com animais doentes. Tente que não saia de casa.




Panleucopenia. A panleucopenia é um dos vírus mais temidos. Tal como a leucemia, o contágio acontece ao contactar com fluídos corporais dos gatos infectados. Os sintomas mais comuns são febre, hipotermia, vómitos, diarreia, desidratação e fraqueza. Felizmente, se detectada precocemente tem tratamento com antibióticos e, para combater a desidratação, hidratação intravenosa. Deve vacinar o seu gato e separá-lo dos outros gatos que tem em casa para evitar o contágio.




Rinotraqueite felina/ herpesvírus. Nos felinos, o vírus do herpes permanece nas vias aéreas e provoca infecções respiratórias. Para ter uma ideia da gravidade da situação, 45 a 50% das infecções respiratórias em gatos são causadas por esses vírus. Os sintomas são típicos de qualquer infecção nas vias nasais - lacrimejamento, espirros, febre, conjuntivites e, em alguns casos, coriza e úlceras. O contágio acontece através do contacto com secreções nasais e saliva de gatos infectados.




Calicivírus felino. Qual é a causa das restantes infecções respiratórias? Depois do herpes, o calicivírus é o responsável por 30 a 40% das infecções respiratórias nos gatos. Os sintomas são os típicos espirros, febre, excesso de saliva e úlceras na boca e na língua. 




Imunodeficiência felina. Conhecido como “FIV”, este é um dos vírus mais comuns em gatos de rua. As formas de contágio são exatamente no humanos: mãe-bebé, actos secuais ou contacto com sangue infectado (em lutas, por exemplo). Não há nenhuma vacina conhecida, mas obviamente esterilizar o seu gato e evitar que saia à rua reduz imenso as probabilidades de contágio. Para detectar o vírus, há um exame rápido (10 minutos) que pode fazer no veterinário. 




Pneumonite felina. A pneumonite é outra das infecções mais comuns em gatos. É produzida pelo vírus da clamídia e causa rinites e conjuntivites nos gatos. Tal como nas outras infecções respiratórias, os sintomas são lacrimejamento, secreção ocular, espirros, febre e tosse. Mas também falta de apetite, pálpebras doloridas, etc. O tratamento é feito com antibióticos, limpezas oculares e terapia a soro. Existe uma vacina, que é a melhor forma de prevenção.

Comentários

Mensagens populares