Sabem o que é um programa CED?



Talvez já tenham ouvido desta sigla, mas nem todos sabem o que significa. CED é a abreviatura capturar, esterilizar e devolver. Ou seja: um programa CED consiste em capturar os membros de uma colónia de gatos, esterilizar os animais e devolvê-los às colónias. Algumas pessoas opõem-se a capturar os animais e a esterilizá-los, mas sem este tipo de programas teríamos dezenas de colónias de gatos completamente descontroladas.



Os gatos começam a procriar por volta dos 5-6 meses. Cada ninhada costuma ter entre 3 a 5 gatos. Passado poucos meses, a mãe gata pode voltar a engravidar e as fêmeas engravidam também. Ao fim de pouco tempo, um casal de gatos pode dar origem a centenas de bolinhas de pêlo. Isso sim: na rua, à mercê dos carros, sem qualquer garantia de água ou comida, não fosse a boa vontade de uma ou outra “senhora de gatos”.

Portanto, esterilizar é efectivamente a única forma de evitar a superpopulação de gatos em cidades como Porto, Lisboa ou Coimbra. Mas há mais benefícios: os gatos envolvem-se em menos lutas, os problemas nos partos acabam e os cancros no sistema reprodutivo desaparecem. A esperança média de vida dos gatos de rua é mais baixa do que a de um gato doméstico, mas aumenta numa colónia controlada.

Depois, como são gatos que não estão habituados a estar em casa, são devolvidos às suas colónias. Já a equipa que desenvolve o programa CED, precisa de continuar de olho aberto. Infelizmente, há sempre animais errantes e abandonados que se vão juntando às colónias e podem dar origem a novas crias. Vale a pena dizer que, em Portugal, todos os programas CED são feitos por voluntários de organizações como a Animais de Rua, a Midas ou a Miacis.

Todos estes voluntários são como as senhoras de gatos e dedicam tanto tempo como dinheiro a dar mais qualidade de vida aos gatos que alguém abandonou (e aos seus descendentes). Portanto, merecem todo o nosso respeito!

Comentários

Mensagens populares