Limpeza de terrenos florestais protege o Pinhal Interior?


A limpeza de terrenos florestais obrigatória até 15 de Março é um tema que tem dividido a opinião pública. De um lado, há os que defendem a nova lei de forma vigorosa e que defendem que deveria ir “mais longe”. De outro, há agricultores, proprietários envelhecidos e até algumas autarquias a denunciar o prazo apertado, a falta de meios e de recursos humanos para concretizar o projecto do governo.

Uma das medidas que mais polémica tem gerado é a limpeza obrigatória de terrenos florestais localizados a 50 metros das habitações. Muitos proprietários culpam as autarquias de terem facultado licenças de construção em lugares onde existia floresta e mato - motivo pelo qual se vêem agora obrigados a abater árvores, que em muitos casos eram usadas para lenha, madeira e como forma de subsistência.

Outra dificuldade que muitos proprietários têm sentido, especialmente os mais idosos, é arranjar mão de obra para a limpeza dos terrenos florestais. Aliás, este é um tema que preocupa uma das principais Câmaras Municipais do Interior do país - o Almeida Henriques, presidente da CM de Viseu, relata que se tem registado uma “inflação” no preço da limpeza de terrenos. Isto será causado pelo prazo excessivamente apertado estabelecido pelo governo: algumas pessoas foram notificadas apenas em Fevereiro. Portanto, a medida está a obrigar os proprietários e as próprias câmaras municipais a desembolsar muito mais dinheiro do que o esperado inicialmente.

As críticas somam-se até por parte de especialistas. Em entrevista ao jornal Observador, o ambientalista Paulo Lucas defende que o estado deveria ter definido zonas de risco (como seria a do Pinhal Interior, em Leiria) durante uma primeira fase, em vez de estender a medida a todo o território nacional num espaço tão curto de tempo. Outra questão levantada na mesma reportagem do Observador é a do espaçamento de copas, que Paulo Fernandes, especialista em incêndios, declara “contraproducente”.

De qualquer forma, mesmo perante as reacções negativas, a lei é para cumprir e o governo não volta atrás. Portanto, e para evitar coimas muito avultadas, o melhor é mesmo certificar-se que cumpre a limpeza dos seus terrenos florestais! Se vive próximo do Pinhal Interior, no distrito de Leiria, são várias as ofertas de limpeza de terrenos em Leiria que pode encontrar online com preços competitivos.

Comentários

Mensagens populares