Gatos ruidosos!

Os gatos podem ser muito ruidosos. O facto de miarem muito é uma característica curiosa e muito agradável no que se refere aos gatos orientais mas não é exclusivo destes. No entanto se se tornar incomodativo não irá conseguir mudá-lo na sua totalidade.

Algum destes ruídos são inatos: Os gatos chamam as suas mães quando desejam algo. O dono acaba por ser uma extensão desta, considerado como o fornecedor de alimento, como tal existe uma transferência para o mesmo.

No entanto grande parte deste ruído é resultado de aprendizagem. O gato aprende gradualmente que sempre que faz ruído desencadeia uma reacção no dono agradável para ele, seja dar-lhe comida, dar-lhe água, deixá-lo entrar dentro de casa ou no quarto.

Esta situação pode ser desagradável se o gato chegar à conclusão que os seus miados lhe permitem controlar o dono. Isso mesmo, não são invulgares as situações em que pessoas com pouco treino a lidar com animais acabam por ser controladas por estes. Além de terem o problema de não conseguirem controlar o seu animal incorrem no risco ( no caso de viverem em condomínios) de terem problemas com os outros vizinhos.


Para treinar o seu gato a ter uma atitude menos excessiva, resolva não dar demasiada atenção aos seus pedidos, nem responder demasiadamente rápido. Se começar por ter uma atitude negativa sempre que ele começa com os miados então com o tempo ele poderá aprender que o fazer muito barulho é um estímulo negativo e como tal, tornar-se-á mais quieto. Utilizando esta técnica com um pouco de bom-senso (o animal pode mesmo precisar de ajuda) poderá obter bons resultados.

Comentários

Salomão disse…
Nada como um pouco de psicologia.
Mas nada supera os
Gatos.

Abs.
Carlos

Mensagens populares