Educar um gato!

Para iniciar uma relação com o seu gato é imprencindível que comece por acaricia-lo, dar-lhe muita atenção e muito mimo, para que o gato se sinta bem em casa e se aproxime de si.

Se atribuir logo de inicío um nome ao gato, e chama-lo bastantes vezes por esse nome, é muito provavel que ele se reconheça quando o ouvir chamar. Lembre-se que os nomes preferidos dos gatos têm que ter duas silabas contendo as vogais "a", "i" e "o"

No entanto, nunca tente educar um gato como se educa um cão. É escusado.
Os gatos associam os seus actos á experiência adquirida, ou seja, se associarem um acontecimento positivo a um acto, vão repeti-lo. Mas se o acontecimento for negativo, o gato vai evita-lo.

Deste modo, para ensinar o seu gato, nunca o castigue "depois". Ou é na precisa altura da asneira, ou o gato não compreende porque está a castiga-lo. Uma coisa muito importante é nunca bater com jornal porque o gato não se deve aperceber que foi sansionado por si... deve associar o seu acto a um acontecimento negativo.

Por exemplo, se o gato esta a arranhar o sofá, atire chaves ou abane uma corrente de ferro, ou então bata palmas com força, para que o gato se assusta e se desabitue de proceder dessa forma. Também pode burrifa-lo com água, uma vez que os gatos são hidrofóbicos...

Se o gato perceber que é você que o castiga, vai afastar-se de si, mas não vai reconhecer mal nenhum em arranhar o sofá!

Comentários

Anónimo disse…
Olá tenho um gato de 2 anos, há pouco tempo adoptei um já com 15 anos que ia ser abandonado. gostava que eles se entendessem mas devido ao mau feitio do mais novo tenho que os manter separados...alguem conhece tecnicas para uma aceitação mais fácil?
bellaa disse…
sandra nao os separe pois os gatos expressam se de maneiras diferentes, os gatos tem instintos selvagem e o seu mais novo so esta a tentar proteger o seu territorio..eles iram aprender a conviver pode demorar mais tempo...mas toddo leva o seu tempo...tenho 2 e no incio tb foi dificil hj dao se lindamente as vezesw ainda tem as suas xatices mas e normal....boa sorte..
Unknown disse…
Fui buscar um gato ao gatil, chegou a casa bem disposto brincalhão e a fazer as suas necessidades na caixa. Ao fim de uns dias adoeceu e esteve internado uma semana. Agora de novo em casa, so quer colo e festas, se não lhe for dado colo ou se for pousado quando ainda quer mais colo faz as necessidades pela casa.O mais frequente é coco de baixo do sofá e chichi em cima, mas não só.
Fui buscar um gato ao gatil, chegou a casa bem disposto brincalhão e a fazer as suas necessidades na caixa. Ao fim de uns dias adoeceu e esteve internado uma semana. Agora de novo em casa, so quer colo e festas, se não lhe for dado colo ou se for pousado quando ainda quer mais colo faz as necessidades pela casa.O mais frequente é coco de baixo do sofá e chichi em cima, mas não só.
Alguma ajuda?
Unknown disse…
Oi... Eu tenho uma gatinha a 6 anos e de uns tempos pra cá, ela tem começado a fazer xixi, em varias partes da casa, até em um colchão. Mais o resto de suas necessidades, ela faz na caixa de areia e sempre fez tudo lá, de uns tempos pra cá, ela anda fazendo fora. Gostaria de ajuda, para saber, como fazer ela ir na caixa de areia, e sua provável causa de não fazer xixi lá.
Buthy disse…
Ola , adotei uma gatinha de 3 meses e a antiga dona disse que ela sabia faze as necessidades na caixinha de areia, so que aqui em casa ela nao faz na areia, faz no chao da casa , e eu gostaria que ela ficasse dentro de casa mas ela tem medo do meu marido, o que devo fazer?
Assuntos Peludos disse…
Ola tenho uma gata muito mal comportada.. faz muitas mas mesmo muitas asneiras.. Tem as unhas cortadas mas arranha o sofa, as cadeiras e qto mais digo nao mais ela faz... pôe objectos ao chão e parece que qto mais a castigo mais ela faz... nao me deixa dormir nem nada! Não sei mais que fazer Podem ajudar-me? Obrigada
Dani disse…
Oi, tenho 2 gatinhas, achei elas dentro de um caixa mo meio de um parque, na epoca elas deveriam ter de 2 a 3 meses, atualmente de 5 a 6 meses. elas fazem a maior bagunça pela casa principalmente pela noite derrubam a lixeira sobem em cima do fogão, ela tem a sua caixinha de areia , mas não sei o por que as vezes teimão em fazes as necessidades pela casa, tanto o xixi quanto o coco. O que sera que esta acontecendo? será por que são duas ou a caxinha de areia é pequena? por favor me ajude!!!!!

Mensagens populares